segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ratas

Não gosto de manter blogues desactualizados, vai contra o meu ser, contra a minha maneira de ser.

Este fim-de-semana foi porreiro. No sábado fomos jantar a casa da Carla e da Sara, que vivem na Avenida Ciudad de Barcelona. Parece que cá também têm a mania de indicar os caminhos dizendo que fica "já ali". Claro que isso significa andar pelo menos uns 15 minutos, no mínimo. Contados os números das portas, chegámos a um prédio enorme, com as portas escancaradas e pátios interiores (como os que tenho cá em casa), mas algo sombrios, com aspecto de beco. Quando subimos para casa delas (no 4º andar), senti-me como se estivesse no Volver, do Almodóvar (vejam, vejam). Fiquei fascinado, quis viver ali. Toda a atmosfera sombria e algo decadente fez-me gostar daquilo. Sou uma pessoa cada vez mais estranha.
Aquele prédio é multi-cultural até dizer chega: peruanos, brasileiros, venezuelanos, dinamarqueses...uma autêntica feira de nacionalidades.
A casa era pequenina, mas bem confortável. Fizemos massa com salsichas, com molho de tomate. É sempre o mais fácil e o mais barato e sempre dá para pôr uns trocos de lado para a cerveja (Mahou cinco estrelas bebe-se muito bem). E a acompanhar (rufo intenso) chouriços alentejanos!! Epa, que miminho brutal que aquilo foi, um autêntico festival de aromas e sabores para a minha boca. Tenho que trazer salpicão e chouriço de Lamego quando lá for.

Depois de jogarmos Ring Of Fire durante uma horita, fomos sair. Chueca era o destino e, segundo a Sara, o de milhares de gays e lésbicas também. Expectativas que se confirmaram quando entrámos num bar para aliviar a bexiga. Uma menina que esperava a sua vez confidenciou-nos que "Soy muuuuuy lesbiana. E mi amiga también". A noite prometia.
Depois disso, procurámos o Tigre, um bar que supostamente existia, mas naquela noite teimava em não aparecer (ou nós teimávamos em não dar com o caminho). No meio disto tudo, encontrámos um colombiano - que creio que se chamava Diego, estudava em Salamanca e adora Portugal - que ia para o Clandestino. Pareceu-nos bem e lá fomos todos. O Clandestino tem dois andares, no de baixo dançava-se. Estivemos lá uns 45 minutos e depois subimos à procura de cerveja. Em vão porque o bar fechava às 3.30. Ao balcão estava um senhor português - que também me disse o nome, mas não me lembro - que era uma mistura de Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta) e JP Simões (ex-Belle Chase Hotel, ex-Quinteto Tati). Disse-nos para irmos para o Via Láctea, outro bar que teimou em estar desaparecido. Começámos a pensar em ir comer e depois ir para casa. No caminho conhecemos três portugueses que também estavam meio perdidos: o Ângelo, o André e o Tiago. Fomos comer churros ao San Ginès, que eram servidos num prato e depois nós molhávamos em chocolate quente que estava numa caneca; no final bebia-se aquilo e limpavas o resto com os dedos. Às 4.30 cai que nem pedra.
Depois disso, foi uma maratona do Sol até Atocha para apanhar comboio...Isto depois de esperarmos meia-hora por um autocarro fantasma.
Enfim, com isto tudo eram 7.10 quando me deitei, depois de ter comido tortelinis e couves-de-bruxelas a acompanhar.

Hoje de manhã acordei com a merda das obras, mesmo por baixo do meu quarto, onde ouço o ribombar dos martelos. Não percebo a lógica de se começarem as obras às 9.15, pararem às 9.45 e recomeçarem às 10.10. Os espanhóis são malucos. Hoje até comi uma tosta mista com faca e garfo. Mas que raio?!

Quanto ao título do post: ratas é como os espanhóis dizem "ratos". Há sempre títulos muito cómicos como "Colónia de ratas en habitación", "Proliferan las ratas", coisas assim. Mas o episódio que eu presenciei na apresentação da aula de rádio foi algo que me transcende em muito. Um sujeito da minha turma disse que "vivo solo, por eso hay comprado una rata para me hacer compañia. Es bueno, pero la rata quier comer muchas vezes, me pide muchas cosas. Me cansa la rata. Y, por veces, la rata me muerde... Pero creo que lo hace con cariño".

PS - começamos a reunir uma colecção porreira de fotos, mas ainda não as tenho no meu pc... Quando as tiver, faço uma galeria toda bonitinha para vocês verem. Ou meto as fotos aqui sem qualquer ordem e sentido, também serve.
PS2 - como é possível o Sporting perder dois jogos seguidos?

2 comentários:

Unknown disse...

Em bom português:

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Unknown disse...

É possível porque um desses jogos foi contra o grande e isolado em primeiro lugar Futebol Clube do Porto! :D