sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Porcas, parafusos e rádio

Bem sei que estes títulos pecam pela originalidade, mas primam pela coerência. É o melhor que se pode arranjar.
Ontem fomos ao Pasión, bar da UC3M em Madrid. Cá eles também fazem festas da "Porca e do Parafuso", mas chamam-lhe tuerca e tornedillo. Ora, toda a conotação javarda e sexual da coisa perde-se. Coisas como "Quieres ser mi tuerca para esta noche?", ou "Puedo poner mi tornedillo en tu tuerca?" perdem toda a sua essência. Não há como o português realmente, em que frases como "Queres ser a minha porca?" ou "Posso pôr o meu parafuso na tua porca?" são cânones da noite para qualquer noctívago que se preze.
O Pasión é porreiro e ainda mais porreiro se torna porque com o cartão da ESN temos finos à borla. Só por duas horas e com muita espuma, mas à borla. Já estão a ver onde isto vai dar. A lado nenhum, porque a cerveja era mesmo má e à 1.45 já estávamos no bus, porque o Pachá tinha uma entrada de 15€ e o Joy uma fila de três horas. Foi porreiro conhecermos o Domenico, um rapaz de Roma que se apresentou - depois de se emplastrar numa foto - da seguinte forma "Olá, mi nombre es Domenico, soy de Roma. Significa Domingos em português, a minha ex-namorada era de Portugal. Caralho."

Hoje acordei às duas da tarde para ir para a aula de Produção e Realização Radiofónica (ou telefónica como lhe teimei em chamar durante muito tempo). Entrei e o professor disse "Hola António!". Mau, já me conhece, isto vai ser chato. Ainda me fez mais duas ou três perguntas na aula, pediu-me para intervir e disse que estava muito interessado em ouvir o meu programa e saber mais sobre ele e a Rádio Zero (claro está que como radialista amador, o meu ego inchou descomunalmente). Aliás, está tão interessado que em vez de um trabalho sobre a rádio portuguesa vou ter que dar uma aula de hora e meia, em espanhol, sobre o meu programa e a Zero. Em espanhol. Vai ser bonito, vai.
Mas o professor estava mesmo a gostar de mim, sempre a dizer "António isto, António aquilo". Eu até achei graça, é sempre bom quando um professor vai com a nossa cara... Até a Bárbara dizer "acho que ele é gay e deve gostar de meninos novos". Estou a ponderar desistir da cadeira.

Entretanto, para a cadeira, temos que criar uma rádio fictícia, para fazermos peças fictícias e um directo fictício. Temos um grupo com a Eva e mais dois chicos cujo nome não me recordo. Ah, e também o Moisés, que é um rapaz colombiano que tem cara de a qualquer momento sacar duma shotgun e fazer daquelas aulas um novo Columbine. Entretanto a ver se o expulsamos.
De qualquer forma, nós somos a Rádio Té (ou chá, na língua de Camões), uma rádio que versa sobre os países anglo-saxónicos. Entre outras coisas, vamos ter música: country (US of A), rock (UK) e celta (Irlanda). Além disso, o nome da rádio também dá muito jeito para os slogans e separadores: "Informa-!", "Divierte-!" e por aí adiante. Bem melhor que o exemplo do professor: "Rádio Carlitos, el hombre que bien sabe tocar los pitos".

Hoje de noite saímos com os brasileiros (Rodolfo, Rafael, Sílvio e Bruna) e com os italianos (Daniel e Alice). Fomos para um bar que também era a sede do PCE, ou Partido Comunista Espanhol. Claro que o comunismo é só uma utopia e cada cerveja custava 2.5€. Falámos de política e futebol, das diferenças linguísticas entre o português de Portugal e o português do Brasil (divertido para cacete!) e do Saramago Tempo houve ainda para o seguinte diálogo enquanto eu e a Bárbara apresentávamos a rádio do futuro ao pessoal, a Rádio Té:

Bárbara - Como vamos passar música celta, podemos passar uma banda que eu conheço, os Kila!
Pedro - Sim e depois podem dizer "Bienvenidos a Rádio Té-Kila!"

5 comentários:

Unknown disse...

Levaste a ZERO para Madrid... Tenho orgulho em ti! Se precisraes de ajuda/onfo, já sabes a quem pedir x'D

(mas e que me deixaste mesmo feliz!!!)

Beijinho

PS - O Domenico teve a melhor apresentação de sempre. Terminar um discurso com a palavra "caralho" é de homem! Muito homem!

Andrea disse...

Olha, es sempre o maior, e nao vou dizer que gosto de ti porque vou passar por gay, e nao sou e tu tbm tens namorada...hehe
Mas agradeco que o teu erasmus esteja a correr bem...e tens que estar preparado..nunca se sabe se um luso-italiano um dia vai chegar em madrid..nao fica tao longe!entretanto saio com as martas..ehhe
cuida-te!tchau!

António M. Silva disse...

obrigado Rute :D alguma coisa dir-te-ei sim. Tenho que ver o que diz o prof, o que ele quer mesmo. trouxe a Zero e vou divulgar BUÉ! eheh

PS - Domenico não, Domingos. ahah, foi tão cómico, o gajo a dizer caralho com alta cara de felicidade :O

Beijooooo

Unknown disse...

Aposto que a alice é boa! :P
abraço

Pedro Carvalho disse...

Começo a pensar que temos um problema com o alcool... Entrámos num bar do PCP com Mahou a 2,5€!